terça-feira, 29 de outubro de 2013

Qual o seu código Pantone?

bogota-collage

Achei bacana essa exposição no Sesc Consolação, em São Paulo. Que, aliás, foi expandida para grandes painéis alinhados na Praça Rotary, que fica quase do lado.

A fotógrafa Angélica Dass faz imagens das pessoas e usa a cor de um quadrado de 11 x 11 pixels do rosto delas para compor o plano de fundo. Embaixo, especifica a escala Pantone daquela cor.

Assim, mostra que somos de numerosíssimas cores diferentes. A escala Pantone é industrial e universal: portanto, objetiva.

Angélica Dass não seleciona quem será fotografado. Qualquer um pode se oferecer. É um trabalho em andamento, limitado apenas ao número de habitantes do planeta.

E aí? Você só gosta de pessoas do seu mesmo código Pantone?

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sobre o fim da vida

porumfio

Ler Por um fio, de Drauzio Varella, foi para mim um exercício de coragem.

Praticamente todos já tiveram a experiência sofrida de acompanhar um familiar ou amigo na jornada derradeira até o fim. Encarar um livro que promete esmiuçar esses momentos tão difíceis, do ponto de vista de um médico cheio de histórias, era algo que me desafiava.

Comprei o livro com séria dúvida de se chegaria até o final.

Mas a obra é excelente e consegue manter nossa esperança ao alternar histórias duras com inesperadas salvações, lições sobre a vida e relatos tocantes sobre como cada paciente reage e cada família se comporta diante da prolongada agonia.

O texto mostra uma autoria com consciência estrutural e uma linguagem bastante precisa e harmônica. A leitura torna-se sempre agradável.

Eu recomendo este livro para todas as pessoas. Não imagino quem não possa aprender algo com ele.