Novo Campeão Mundial de Xadrez
O mundo tem um novo Campeão Mundial de Xadrez, mas os portais brasileiros não deram nada ainda. Nem no finalzinho da página.
O Xadrez é um jogo cada vez mais profissional e disseminado. O Brasil é um dos países que mais crescem em praticantes.
O jogo já dominou as manchetes dos jornais em certos períodos, como quando o americano Bobby Fischer desafiava a hegemonia soviética, quando o jovem Kasparov derrotava Karpov nos tempos da Perestroika ou quando o mesmo Kasparov foi derrotado pelo computador Deep Blue.
Nem estou falando pra destacar a notícia no portal, como se fosse um evento do futebol ou a disputa de um reality show. Mas pelo menos poderia ter uma chamadinha discreta, no lugar de um dos títulos, por exemplo:
- "Empresário paulista come 48 pedaços de pizza e acaba expulso de rodízio." (Globo.com)
- "Farei de tudo, além da gostosa, diz Ellen Roche." (UOL)
- "Mulheres ingerem algodão embebido em suco para emagrecer." (Terra)
Magnus Carlsen, norueguês de 22 anos, é a 20.a pessoa a chegar a esse título em cerca de 150 anos de tradição. Apesar de jovem, não surpreendeu quem acompanha o Xadrez: ele começou sua notoriedade já aos 13 anos, quando conquistou o título de Grande Mestre, e detém desde 2010 o maior rating FIDE da modalidade.
O match contra o campeão anterior, o indiano Viswanathan Anand, deveria durar 12 partidas, mas foi encerrado após a 10.a, com a vitória garantida por 6,5 – 3,5. Carlsen venceu 3 partidas, empatou 7 e não perdeu nenhuma.
Por quanto tempo ele manterá o título?