terça-feira, 18 de novembro de 2008

Xadrez: o lado obscuro

"Xadrez é saudável, faz amigos, exercita a inteligência", etc. Sabemos que tudo isso é verdade.

Mas hoje, ao receber por e-mail o Chessville weekly, encontrei ali algumas frases de grandes jogadores que falam do que poderia ser encarado como um lado "negro" da experiência de jogar Xadrez. Fui garimpar outra citação, esta de Joseph Campbell em O poder do mito:

"Você mesmo é um participante do mal, caso contrário não estaria vivo. O que quer que você faça é mau para alguém."

[Para refletir antes de jogar pedras... não seja tão mau assim!...].

Somos todos humanos. Temos nossa dose necessária de idealismo, mas não vivemos um conto de fadas. Sintam-se desde já provocados por esses pensamentos mais ásperos que traduzo (livremente) abaixo.


Nunca jogo Xadrez por diversão. É um jogo que traz à tona o instinto assassino, e uma egotrip terrivelmente agressiva. Ao ganhar, você fica exultante; ao perder, sente-se acabado.James T. Sherwin


Xadrez é um jogo egotista, e seus protagonistas possuem sempre algum tipo de prepotência, de outra forma não haveria sentido em jogar. – Charles W. Warburton


É importante aprender com nossas derrotas e, idealmente, é o que devemos tentar. Mas sermos continuamente golpeados à humilhação torna insensível mesmo a pessoa mais equilibrada. Todos precisamos vencer de vez em quando.Bruce Pandolfini

Perder no Xadrez tem o poder de nos fazer sentir ludibriados, e até mesmo humilhados. – Bruce Pandolfini

paulosantoro.xadrez [minha página sobre Xadrez]

3 comentários :

  1. Paulo Antonio dos Santos disse...

    Muito interessante seu texto amigo. Eu mesmo já passei pela experiência de perder partidas que, na minha opinião, deveria ter ganhado. Me senti acabado... Por outro lado, é muito prazeroso e relaxante jogar xadrez sem a pretensão de fazer resultado... As histórias... ficam para depois. Aguardo sua visita no meu blog: http://paulchess10.blogspot.com
    Abraços!

  2. Welton disse...

    Muito interessante mesmo, sem querer ser proselitista, no budismo, toda ação praticada pelo homem tem um resultado, que se reflete no mundo. Mas, o importante é aprender com os acertos e erros e não fugir jamais da responsabilidade de nossos atos.
    No xadrez, é também uma guerra boa, pois, não faz vitimas e vc conhece gente maravilhosa e gente ruim, isso não tem importância. O que é importante mesmo e vc aprender com os acertos e erros e poder chamar seu oponente de "AMIGO" assim que acaba a partida. Como aquela história que foi contada no grupo, da Beatriz, a inocência de um sorriso e um aperto de mão de uma criança.

    Um abraço, excelente texto.

    Welton Vaz
    FICS: Ghandy

    obs: Para que não conhece a Beatriz:
    http://br.groups.yahoo.com/group/clube-de-xadrez/message/32099

  3. Paulo Antonio dos Santos disse...

    Olá Wélton.

    Confesso que seu e-mail me deixou verdadeiramente emocionado, não apenas pela lembrança da Beatriz, mas também por me fazer pensar em tudo de bom que o xadrez nos proporciona.

    No meu caso, o exemplo mais elucidativo é a experiência do Campeonato Paranaense de Xadrez Rápido. Por mais dor de cabeça que eu tenha passado (por motivos extra e intra tabuleiro antes, durante e depois da viagem e do torneio - talvez eu fale isso mais tarde...) foi uma experiência muito produtiva pelas pessoas que conheci e os amigos que fiz.

    Puxa vida, antes desse seu e-mail eu estava me concentrando apenas dos pontos negativos da "empreitada" (os quais deixei de mencionar no meu blog), os quais não paravam de perturbar meus pensamentos.

    Seu e-mail me fez lembrar da viagem, da companhia de pessoas que me são muito caras, do belo local dos jogos e, por fim, repito suas palavras, da oportunidade de chamar meus adversários de amigos após os jogos.

    Meu oponente da primeira rodada veio me cumprimentar ao término dos jogos antes de irmos embora...

    O cara com quem joguei na segunda rodada, após o término da partida, reproduziu-a lance a lance, de cabeça, me mostrando onde não joguei bem e poderia ter sido melhor...

    Tem mais. Acho que foi na terceira ou quarta rodada. Logo após sentarmos na mesa, meu oponente me perguntou: "Você é o Paulo que tem um monte de artigos sobre xadrez na internet?" Isso me deixou muito feliz e satisfeito. Ele me contou também que escreveu seu TCC em Administração sobre xadrez, comparando a administração de uma empresa com uma partida.

    Tem mais... Mas já estou acabando...

    Minha namorada Elisângela (que fez parte do grupo um tempo, mas precisou sair) ganhou medalha de 4º lugar no feminino, meu amigo murilo ficou em 2º no sub 18, a Beatriz ficou em 3º no sub8...

    Desculpem pelo tamanho da mensagem, e quem quiser ver mais sobre a Beatriz, pode ver também um e-mail do pai dela, que foi publicado no site da Fexpar: http://www.fexpar.esp.br/np2008/Enxadrista_aos_tres_anos.pdf