Sinta-se bem: siga o gafanhoto!
A foto acima (Tom Fayle/Divulgação) mostra dois tipos diferentes de gafanhotos. O pretinho da esquerda junta-se a milhares de amigos e faz aquela festa — uma "nuvem" de gafanhotos. O verdinho da direita, coitado, é solitário. Ninguém o convidou. Fica pulando de lá pra cá, olhando as "nuvens" de longe e resmungando: "gafanhotada sem caráter".
A diferença de cor é acidental. A revista Science publicou um estudo sobre uma diferença minúscula entre a forma solitária e a forma gregária — minúscula, mas mais importante.
Simplesinho. A forma gregária tem três vezes mais serotonina.
Pra quem sabe o que é serotonina, o post já acabou. Obrigado e até a próxima. Pra quem não está bem certo, acrescento.
A serotonina é uma substância que existe no cérebro (no do gafanhoto e também no seu) e tem diversas funções, mas basta dizer que os indivíduos com falta de serotonina tornam-se rapidamente conhecidos como deprimidos. Os medicamentos antidepressivos dão um jeito de liberar mais serotonina. Guardadas as proporções, o chocolate também.
Se você acha que o objetivo desta mensagem é dizer que nós, seres humanos, não passamos de um amontoado de reações químicas — você está certo. Mas tudo bem, existem opções para você se sentir melhor. Vai abaixo um link super-divertido (ou seja, algo que vai realizar excelentes reações químicas em você, fazendo-o menos triste por ser lembrado de que não passa de um amontoado de reações químicas).
Chico Anysio no Jô
2 comentários :
A conclusão é que juntinho a gente fica mais feliz?
Na verdade é o contrário, Michelle: mais feliz, a gente fica juntinho.
Postar um comentário