segunda-feira, 30 de maio de 2011

Para quem se interessa por Política

tony

Você pode ou não acreditar no que Tony Blair diz, mas "Uma Jornada" é leitura muito importante pra quem se interessa por política. Neste livro, ele fala sobre o período em que esteve no governo do Reino Unido, como primeiro-ministro, de 1997 a 2007.

A mim, Blair pareceu bastante franco ao admitir os erros que cometeu. Claro que aquilo que ele considera seus grandes acertos também aparecem em grande número, mas, pelo menos, procura justificar tudo o que fez com muitos dados e argumentos. Dará trabalho contradizê-lo — contradizê-lo com honestidade, óbvio; pichar vaziamente, esporte mais popular que o futebol, é sempre moleza.

Seu relato é em especial elucidativo quando mostra os dilemas enfrentados por aquele que tem o poder de decisão e terá de assumir a responsabilidade por qualquer que seja o caminho tomado. Como diria Zico ou Baggio, "só perde o pênalti quem o bate".

Muito interessante, também, conhecer alguns detalhes de bastidores, seja de eventos, seja da monarquia, seja das reuniões privadas cheias de assuntos importantes. Para descobrirmos, passo a passo, como a política acontece.

Não se assuste se você se vir saltando páginas e páginas. Político gosta de lançar livros pesando 3 quilos e não ligam tanto para a concisão. E algumas passagens são enfadonhas e repetitivas mesmo. Mas, no geral, vale a pena ser lido.

0 comentários :