quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Kafka e a boneca viajante


A editora Martins está publicando o livro Kafka e a boneca viajante, de Jordi Sierra i Fabra. Para quem gosta de prêmios, ele vem com o selo do Ministério da Espanha pelo Prêmio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Quem não se importa com prêmios, continue lendo a seguir.

Eu daria este livro de presente para a minha sobrinha de 11 anos. Talvez ela o lesse depois de terminar a série Harry Potter.

Há aqui um belo truque. Parece que, um ano antes de morrer, Franz Kafka conheceu uma menina bem pequena na praça. Sua boneca tinha sido irremediavelmente perdida. Kafka inventou de contar uma história de Papai Noel para ela: a boneca, na verdade, tinha se emancipado, tal e qual ocorrem a todos que crescem, e andava pelo mundo viajando. Felizmente ele era um "carteiro de bonecas", e tinha para ela uma carta da boneca Brígida.

Segundo se diz, durante três semanas, Kafka, em vez de se apressar para terminar O castelo, ficou escrevendo cartas da boneca da menina, para consolá-la. Todo dia eles se encontravam na praça e Kafka lia a última carta "recebida".

Teve gente que foi atrás dessas cartas... quem sabe seria possível achar a menina crescida, com essa preciosidade numa caixa enfurnada?

Mas nada se encontrou. Aí é que entra o truque do nosso Jordi. Ele se pôs a contar essa história toda, e até mesmo a escrever pedaços dessas cartas possíveis.

Com uma oportunidade desse tamanho, lamento que o livro seja apenas bom. Não podia. Com essa idéia, era obrigação fazer um livro excepcional. Faltou imaginação (nem precisaria ser kafkiana) para criar uma obra rica para jovens e ao mesmo tempo agradável para os adultos.

1 comentários :

  1. Unknown disse...

    Gostaria de lê-lo, como faço para obter em pdf e fazer o download do mesmo?