O pateta patético
Tenho a impressão de que algumas pessoas confundem pateta com patético. Por isso crio este breve post de utilidade pública.
É preciso, antes de mais nada, perdoar os confusos. Numa língua em que formamos a palavra mítico a partir de mito, por que não poderíamos formar patético a partir de pateta, com a mesma derivação por sufixação?
Acontece que essas palavras na verdade não são irmãs, nem primas, nem cunhadas. São parecidas por coincidência e seus significados são consideravelmente distintos.
Patético vem do latim patheticus, originado a partir de pathos, do grego. É aquilo que produz emoção, inspira piedade. Em um filme, um personagem patético não é engraçado nem bobo: ele faz termos pena de sua pobre condição.
Pateta parece ter vindo de pato. É o bobo ou estúpido — como aquele personagem da Disney, que não quis dar um livro de presente ao Mickey, dizendo: "Ele já tem um".
1 comentários :
Depois de ter utilizado a expressão, " não chega a ser patético, é pateta", a propósito de uma atitude de um cretino, vim rapidamente ver se me tinha espalhado...
Pelos vistos não, era mesmo o que pretendia.
Obrigado!
Postar um comentário