segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dunga x Globo


Logo após o pronunciamento oficial da Globo - repetido ipsis litteris no SporTV - o Twitter foi invadido por uma enxurrada de "Cala boca Tadeu Schmidt", que foi o locutor anti-Dunga no Fantástico. Claro que gente do Twitter não representa o povo inteiro, mas já dá pra ver que nem todos estão do lado da Globo.

Dunga é antipático? Pode ser. Tem jornalista o criticando por certo "revanchismo". Dizem que até ao pôr a mão na taça, em 94, ele mais xingou os críticos do que comemorou positivamente. Mas será que é revanchismo simplesmente?

Pra mim, não. Dunga tem mesmo um trabalho coerente, como ele gosta de dizer. E jornalismo esportivo é o que existe de mais incoerente.

Um que denuncia isso é o Tostão. Na última vez que li, Tostão lembrou a cabeçada na trave do Santo André, no último minuto da decisão do Paulista. Segundo ele, se aquela bola entrasse - e não entrou por um mínimo detalhe -, todos estariam dizendo que o técnico do Santos foi frouxo ao deixar o Ganso em campo, que o Ganso foi irresponsável, e os pedidos para que ele e Neymar fossem convocados praticamente desapareceriam. Como discordar?

Quando, depois do jogo contra a Coreia do Norte, jornalistas elogiaram Robinho, Dunga ironizou: "um ano atrás vocês diziam que o Robinho não servia, agora ele é o melhor?". Crítica perfeita.

Anos atrás, quando surgiu a geração anterior dos "Meninos da Vila", com o próprio Robinho, Elano era um dos destaques. Depois ficou meio em baixa na carreira, mas foi chamado por Dunga e sempre foi bem. Mesmo assim, tinha gente até torcendo pra ele se machucar. Tinha gente que queria cortar Elano para pôr a aposta Ganso.

Mas o que vimos em 2 jogos? Um Elano muito eficiente, um grande nome para o time: desarma muito, passa bem, bate as bolas paradas - e ainda marcou 2 gols dignos de bons atacantes, fugindo da marcação antecipando em velocidade para finalizar com precisão. O que mais precisa?

E o Dunga inventou o Elano? Não. Ele já havia marcado gols contra Argentina, Itália e Portugal. Por que os jornalistas não informam?

O jornalismo esportivo é preguiçoso e incompetente. É só lugar-comum que a gente ouve.

Neste episódio, Dunga sussurrou "palavrões" que na hora eu nem entendi. A Globo é que amplificou. E está criticando Dunga como se ele tivesse feito uma ofensa direta.

Imprensa critica. Mas não aceita críticas?

Para terminar, digo com coerência: Dunga está fazendo um excelente trabalho, que não deixará de ser excelente caso a taça não venha para nós. Ou será que cada campeonato só tem um técnico bom - aquele que foi campeão?

3 comentários :

  1. Anônimo disse...

    Não gosto do Dunga!!!
    Mas adorei ele enfrentar a Globo!!!
    alguém tinha que dar o exemplo...

  2. Eduardo Maretti disse...

    Pode-se gostar de Dunga ou não. Mas, não sei se por iniciativa dele, o fato é que a Globo não tem tido os privilégios de informação que se acostumou a ter. Não é a dona da seleção brasileira, como sempre quis fazer acreditar. Só por essa mudança de postura, que coloca em xeque a relação promíscua entre seleção e TV Globo, já terá sido positiva a passagem de Dunga no comando da equipe.

  3. MC disse...

    Eu também fiquei com a impressão de que muita gente está do lado do Dunga nessa briga. E acho até incrível que seja assim, dada a força formadora de (des)opiniões da Rede Globo e a simpatia pessoal de Tadeu Schmidt que, sinceramente, não sei dizer se entrou nessa por estar realmente revoltado com o baixo calão (tão baixo que só a Globo ouviu) ou com a incapacidade de seus repórteres de irem atrás da notícia, e por isso talvez tenha chegado à conclusão de que a saída era fabricá-la.